quarta-feira, 12 de maio de 2010

Crema Catalana ou Crème Brûlée


Depois de anos luz da criação de meu blog, cá estou de volta. Peço desculpas a todos por esse período sabático, mas aqueles que me conhecem bem sabem que não sou nada tecnológico. Cheguei hoje aqui com a ajuda de algumas pessoas (e a elas "muito obrigado"), que calmamente tentam me explicar sobre a importância de se estar conectado hoje em dia - e me explicam como se eu tivesse 6 anos (deixando de lado o fato de que, atualmente, as crianças de 6 anos são muito, mas muito mas tecnológica que eu).

Inicio, assim, aqui, um novo período tecno, lançando mão desse espaço para dividir e trocar sabedorias, sejam elas de vida ou gastronômicas (como não poderia deixar de ser). Aqui, deixarei minha marca na história cibernética através de receitas, dicas, causos, referências bibliográficas, etc, etc, etc. Voilá!


Muitos já me perguntaram sobre as diferenças entre a Crema Catalana e o Crème Brûlée e qual a minha preferência por elas. Resolvo aqui as dúvidas com suas técnicas - só que para manter o mistério (e não ir assim com tanta sede ao pote bem no meu primeiro dia de postagem séria), vou dividir nossa história em duas partes.


Parte I - Crema Catalana

. 200g de açucar

. 4 gemas de ovo

. 1 colher sopa de amido

. 1 canela em pau pequena

. raspa de casca de 1/2 limão

. 1/2 litro de leite

Preparo

1- Bater 150g de açucar com as gemas até espumar

2- Polvilhar o amido, a canela e as raspas de limão e misture

3- Adicione o leite. Leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossa

4- Retire a canela e a raspa de limão e divida em 4 refratários baixos com 3cm de altura.

5- Deixe esfriar e guarde na geladeira

6- Espalhe o restante do açucar sobre a superficie da Crema antes de servir e caramelize com um maçarico


... to be continued

3 comentários:

  1. Humm, tá uma delícia Chef!

    ResponderExcluir
  2. Grande chef que nao aproveita o seu talento. Pena. Poderia publicar livros bem interessantes com o sua graça , rigor e saber.

    ResponderExcluir