domingo, 19 de setembro de 2010

Uma história sobre churros.

Recentemente encontrei 2 alunas na Wilma Kovesi queimadas de fritura. Refeito da visão do estado em que a pele delas estava, procurei saber o que havia acontecido: elas estavam fazendo churros (em situações e dias diferentes, mas são cunhadas - como é que pode uma coincidência dessas?). O óleo muito quente, associado a bolhas de ar na massa estourou queimando o rosto de uma e a outra, por incrível que pareça, queimou-se (feio) quando o óleo saiu da panela e acabou no seu pé e perna. Resultado: queimaduras de 30 grau.

Peço sempre muito cuidado a meus alunos quando lidam com fritura, recomendando que os bicos do fogão mais seguros são os de trás e que nunca estejam executando essa operação de mangas curtas ou chinelos/sandálias. É importante também manter o rosto de lado e não muito próximo da panela ou frigideira. Por último, recomendo que se coloque óleo abaixo da metade da capacidade da panela.

Como churros são imprevisíveis na fritura segue aqui uma receita bem criteriosa que deve ser executada com "churreira", uma espécie de seringa grande onde a massa é colocada, compactada e frita, sendo a melhor a de metall produzida apenas na Espanha.

Nota: churros na Espanha nunca são recheados. Essa invenção é coisa nossa, o que horroriza os espanhois. Abajo a los dulces de leche de relleno en los churros!

Churros Madrileños
Rende 40 churros / preparação 10' / descanso 1h / fritura 10'
. 250g farinha de trigo
. 250ml de água
. 1 pitada de sal
. 50g de açúcar
. óleo para fritar

1- Ferva a água salgada. Peneire a farinha numa tigela, faça uma cova, acrescente a água quente mexendo com uma colher de pau. Rapidamente você obterá uma massa homogênea. Deixe-a repousar por 1h na geladeira.
2- Aqueça o óleo. Coloque a massa numa churreira e pressione para extrair tiras de 10cm que serão pingadas no óleo par fritar.
3- Faça esta operação aos poucos virando os churros já dourados para que não se colem. Ao retirá-los escorra o óleo e deixe-os sobre papel absorvente.
4- Polvilhe açúcar sobre eles antes de servir

24 comentários:

  1. voce chegou a conhecer o velhinho da mooca ( da rua ana neri, em frente ao don carlini )? uma lenda ! toninho dos churros ! meu marido ia la de moleque e conseguimos ate levar a outra geracao para conhecer os VERDADEIROS CHURROS ! era um programa engracado, o expediente comecava no sabado de madrugada e se encerrava la pelas 10h00. e ai de quem tomasse seu cafe ANTES do churros ficar pronto ! era proibido !!!

    ResponderExcluir
  2. que legal...q dedicação fritar churros.....eu nem nunquinha , admiração pelas meninas, e desejo q se recuperem

    ResponderExcluir
  3. Olá. Muito bom seu blog. Não entendo exatamente por que os churros explodem, mas fazem um estrago grande. É a quantidade de água na massa? A temperatura do óleo ou da massa? Ninguém me soube responder exatamente. Sua resposta até agora foi a mais confiável. Afinal, como evitar as bolhas de ar na massa? Por que os churros devem descansar por uma hora?

    ResponderExcluir
  4. adriana bom dia gostaria de saber poque o churros estoura estou muito assustada por favor que respoda como posso evitar muito obrigado













    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos do blog, isso aconteceu já comigo e acontece algumas vezes, mas amanhã mesmo irei dar jeito nisso. Eu tenho certeza que é o fato de cozinhar demais a massa, pois uso aquela máquina para fazer massas quentes da PROGAS , A The Mix de 15 litros, então a minha receita é 3 kg de farinha para 6 litros de água, então pra essa massa endurecer eu deixo cozinha um pouco mais, e uso fermento tb, 3 g por quilo de farinha, então eles crescem fecham o furo então não tem pra onde crescerem, e a casquinha tá tão crocante que estouram. QUANTO MAIS COZINHA A MASSA MAIS DEMORA PRA FRITAR, E MAIS TEMPERATURA PRECISA PRA FRITAR, ENTÃO COZINHEM MENOS A MASSA E FRITEM EM ÓLEO OU GORDURA VEGETAL MENOS QUENTE.
      VALEU. denis-schiavinato@bol.com.br

      Excluir
    2. Olá pessoal,eu gostaria de resposta também,vendo churros no carro,meu negócio é móvel,porém descobri que estava realmente cozinhando a massa,pois o que dá certo é ferver a agua e misturar o trigo com o fogo desligado,mas como sobra massa,tento vender no dia seguinte e então a maioria explodem,e é dentro do óleo o que é pior,minha ultima tentativa para esse negócio é aqui nesse blog,pois estou no ponto de vender meu negócio,muito obrigado!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. bom dia gostaria de saber se alguém poderia tirar esta duvida,pois meu ganha päo e com churros,mas estou pensando seriamente em, deixar de faze-los pois ja esplodiram varias vezes,ja me queimei ,ja testei varias massas,mas todos esplodem,pelo amor de DEUS alguém me ajude a descobrir o por que deles esplodirem,o mais engraçado eles começa fritando bem,quando esta proximo a serem retirados eles esplodem.

    ResponderExcluir
  7. Os churros explodem pó causa do sal moído, não dá temperatura.
    Trabalho com churros e começamos fazer testes do motivo das explosões, e quando começamos a peneirar o sal, o problema terminou. O sal moído tem pedaços que não desmancham na fervura e depois criam espaços com água na massa e explodem

    ResponderExcluir
  8. Usar farinha para pao e nao usar farinha para doce ou bolo.
    Usar sempre formas.
    Foi minhas pesquisas.
    Eu tenho queimadura de segundo grau.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de passar por uma experiência terrível, estou com a mão queimada com fritura de churros, tenho 2 meses de trabalho e estou com medo de chegar até perto do carrinho, preciso trabalhar me ajude a perder esse medo. Obrigada por vc estar ai.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde estou querendo começar a trabalhar com churros,estou fazendo os custos gostaria que me ajudassem com o recheio,um quilo de doce de leite fazem aproximadamente quantos churros tamamanho tradicional.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde estou querendo começar a trabalhar com churros,estou fazendo os custos gostaria que me ajudassem com o recheio,um quilo de doce de leite fazem aproximadamente quantos churros tamamanho tradicional.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal , testei aqui, e fiz o churros após deixar a massar descansar por 1 hora e todos que tentei fazer explodiram,e tentei varios, fiquei bem longe pra nao me queimar, então desisti. Após 4 horas de descanso tentei fazer de novo com a mesma massa e deu certo, não explodiu nenhum. Ou seja no meu caso foi o tempo de descanso da massa sem dúvida alguma...
    obs: Tenho e fiz no carrinho de churros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem uso esse metodo, e no tempo de descanco da massa vou virando ela varias veses, mas cuidado ainda pode acontecer de estourar trabalhe sempre com uma distancia segura

      Excluir
  14. Boa tarde..no inicio meus churros esgotavam,mas assim que deixava a massa esfriar por completo e colocava na masseira o problema acabou…

    ResponderExcluir
  15. porque o furo do churros que eu faço esta fechando na hora que esta fritando?

    ResponderExcluir
  16. Também tive queimadura de segundo grau com um churros que explodiu, foi desesperador!!! Até agora não sei o que pode ter sido. Alguém pode me ajudar..

    ResponderExcluir
  17. Não pode fritar eles quente porque explodem mesmo. Tem que fritar eles frio, esperar a massa esfriar.

    ResponderExcluir
  18. Em maio/2018 meu filho inventou de fazer churros em casa. Quando cheguei na cozinha a massa já estava pronta e ele começando a fritar. Eu vendo aquilo, falei que eu iria fritar(ja não querendo que ele fizesse fritura). Comecei a fritar e daqui a pouco a massa começou a criar bolhas de ar. Foi quando aquilo explodiu jogando todo o óleo no meu rosto, braço, mão e no ombro. A dor era insuportável, tive que ir imediatamente para o hospital, com queimaduras de 2° grau. Nunca na minha vida poderia imaginar alguma coisa desse tipo. Churros nunca mais na minha casa. Só acho que receita de churros deveria ser banida dos sites de receitas. Fica a dica!

    ResponderExcluir
  19. Eu não acerto a receita todos eles abrem ou encharcam eu sovo bem ela mais não adianta nada eles desmancham e viram uma coisa só jogo tudo fora me ajudem pois não sei mais o que fazer não sei se coloco ovo ou não se troco de água pra leite! Eu morro de medo dele explodir!

    ResponderExcluir
  20. Eu trabalho com churros, e minha receita vai mais farinha dq água, não vai ovos, e depois q jogar a farinha na agua, tem que seca la por 2 ou 3 min, pq quanto mais úmida a massa, maior o risco de explodir.

    ResponderExcluir